Arouca

Arouca

O antigo mosteiro de S. Pedro data do séc. X. No ano de 1210 o mosteiro de Arouca foi legado a D. Mafalda por seu pai D. Sancho I Rei de Portugal. Nos séculos XV e XVII realizaram-se obras de ampliação e reconstrução. Os espaços mais notáveis de todo o conjunto são: a Igreja, o Coro da Freiras, os Claustros, o Refeitório e a Cozinha. Merece especial destaque o Museu de Arte Sacra, considerado um dos melhores do seu género em toda a Península Ibérica, no qual, para além de muitos objectos de culto, nomeadamente paramentos, se podem encontrar peças raríssimas nas artes de escultura, pintura, tapeçaria, ourivesaria, etc.

O Mosteiro de Arouca foi classificado como Monumento Nacional em 16.09.1910.

Consulte mais informação aqui:

O Museu Delta, em Campo Maior, nasceu em 1994. Sistematiza a história do bago que nasce em latitudes tropicais, tornado numa bebida aromática, forte, com um carisma e sedução que cativa há muitos séculos.

Ver mais

A Coudelaria de Alter do Chão, cuja fundação pertence ao ano de 1748 pelo Rei João V, fica a 4 quilómetros da vila. Foi nesta Coudelaria que se produziram cavalos de raça lusitana para a Picaria Real. É de referenciar Casas Altas (Primeira cavalariça da Coudelaria), Falcoaria, Depósito de Garanhões, Casa dos Trens e Museu do Cavalo.

Ver mais

O antigo mosteiro de S. Pedro data do séc. X. No ano de 1210 o mosteiro de Arouca foi legado a D. Mafalda por seu pai D. Sancho I Rei de Portugal.

Ver mais

No Museu da Vista Alegre pose ser apreciada uma colecção única que representa a evolução da porcelana nos últimos 200 anos bem como pinturas e objectos relativos á história da fábrica dos seus trabalhadores e da família fundadora.

Ver mais